quinta-feira, abril 15, 2010

Le Parfum !

Resolvi buscar outra curiosidade: a história do PERFUME!

Nos tempos mais remotos, os homens invocavam os Deuses por meio da fumaça. Eles queimavam ervas que liberavam diversos aromas. Foi assim que surgiu a palavra PERFUME, em latim "per fumum", que significa "através da fumaça". Os primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte, logo, o uso do perfume se difundiu, trazendo um agradável toque de frescor ao clima quente e árido do Egito. Mais adiante, foi Cleópatra quem eternizou a arte da perfumaria, ela seduziu Marco Antônio e Julio César usando um perfume à base de óleos extraídos das flores de henna, açafrão, menta e zimbro.

A indústria do perfume, uma das mais sofisticadas do mundo, destacou-se na França, onde cultivavam flores, à partir do século XIV. O motivo? O clima frio do país. Por causa dele, as pessoas dispensavam o banho e optavam por perfumarem-se. Será de lá a tal fama dos franceses não gostarem de tomar banho?
Hoje sabemos que o perfume é capaz de revelar a personalidade das pessoas. Sou suspeita, uso o mesmo há quase 10 anos e sou apaixonada por ele. Mas acredito que o perfume fala muito sobre uma pessoa, e os cheiros nos trazem lembranças, boas ou ruins. São eternos.
O mesmo perfume pode ter cheiros diferentes em pessoas diferentes, pois os odores corporais são únicos.A temperatura da pele interfere diretamente na vaporização do perfume, e portanto no cheiro que ele exala. As chamadas perfeições da natureza. Sou fascinada por isso.

Mas foi na época do Charleston, nos famosos anos 20 que surgiram novas notas olfativas para tentar acompanhar a Moda, sendo considerada a década mais criativa da perfumaria. Foi quando nasceu o famoso Chanel nº 5, o primeiro perfume com materiais sintéticos. Diz a lenda que um assistente do perfumista francês Ernest Beaux teria errado na composição da fórmula encomendada pela figurinista Coco Chanel e com isso a fragrância foi considerada extraordinária. "Belo assistente". Foi o Chanel nº 5 que reforçou a associação entre o uso do perfume e o jogo da sedução. Até Marilyn Monroe na década de 50 declarar que usava para dormir, apenas uma gotinha do perfume, eternizando Chanel nº 5.
Assim, surgiram inúmeras fragrâncias. E o poder da perfumaria espalhou-se pelo mundo. Hoje, um frasco de perfume pode ser considerado uma jóia, de tão belo ou valioso. Conheço várias pessoas que colecionam os frascos e também aquelas que não trocam o perfume jamais, ou ainda, trocam a cada estação. Gostos e desgostos. Precisamos desta diversidade.


Verdadeiras obras de arte!

Lena S.

Um comentário:

  1. É impressionante como "O Perfume" nos transporta para diferentes dimenssões, conseguimos lembrar de pessoas, lugares e ocasiões. Adorei o post.

    ResponderExcluir