quinta-feira, dezembro 16, 2010

Dândismo parte 2! Os "Dândies" estão em alta...


Já falei sobre esse estilo aqui no blog Estilo Dandy, e hoje trago mais imagens que comprovam que os "dândis" estão realmente "em alta". Lapo Elkann, o famoso herdeiro da FIAT, eleito por 3 anos consecutivos um dos homens mais bem vestido do planeta pela Vanity Fair é um exemplo perfeito deste estilo, além claro do grande mestre Karl Lagerfeld.


Mas muito antes destes famosos aderirem ou descobrirem seus estilos, os dandies africanos já circulavam por aí. Tanto é que Daniele Tamagni criou um livro chamado Gentleman of Bacongo, que fala exatamente desse estilo tão elegantemente masculino. A idéia surgiu através de uma pesquisa feita em cima dos "sapeurs", um grupo de homens que vivem em países da região do Congo (na África Central) que se vestem em um estilo dandy. A palavra "sapeur" é derivada de SAPE, um acrônimo do nome do movimento "Société des Ambianceurs et Persons Élégants". Esse movimento foi iniciado nos anos 20-30 do século passado, quando os primeiros Congoleses privilegiados voltavam ao seu país da França com ternos e roupas refinados. Enriquecendo nossa cultura né?
As primeiras fotos são do livro, dândies africanos:





As outras imagens são do Lapo Elkann, um dos homens mais bem vestidos do planeta:






 E aí, acharam alguma semelhança? Gosto mais dos africanos, por sua originalidade... Mas Lapo não fica atrás de jeito algum...
Dândismo parte 2!

Lena S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário