segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Calendário Pirelli 2011 - "Mythology" por Karl Lagerfeld

O calendário mais famoso do mundo, em sua 38ª  edição propõe para este ano uma grande novidade.!!! Uma série de fotografias em preto e branco, "opção esta que imprime personalidade às imagens, realça a beleza dos corpos mediante o grande contraste cromático e, através do uso sábio das luzes, proporciona tridimensionalidade às imagens" (parafraseando um blog de Moda). E quem poderia ser o autor desta novidade????
Depois da China imortalizada por Patrick Demarchelier na edição de 2008, de Botsuana clicado por Peter Beard em 2009, e do Brasil de Terry Richardson em 2010, "The Call" 2011, inspirado na mitologia romana e nos deuses gregos  foi assinado pelo gênio criativo Karl Lagerfeld, artista e figura polivalente e, principalmente, estrela celebrada no mundo inteiro. (sou super fã)

Em seu estúdio parisiense,  deu vida a "Mythology", um calendário que reflete uma de suas paixões mais profundas, a das lendas e mitos da mitologia greco-romana, que conta a origem do homem e do mundo através das aventuras de deuses e deusas, heróis e heroínas... Uma lição de história, arte e Moda!!!!


Em uma viagem ao passado, através da linguagem universal da fotografia, "Mythology" leva-nos de volta para as raízes da civilização clássica e reaproxima o Calendário Pirelli do Velho Continente onde, há quase 140 anos foram iniciadas as atividades de uma companhia que se tornou uma multinacional que hoje opera em mais de 160 Países. Incrível!
Nas 36 imagens que constituem o Calendário 2011, são retratados 24 temas entre divindades, heróis e mitos. O olho de Lagerfeld propõe-nos fotos 'esculpidas' com rigor estético e referências constantes à arte. 
"Atrizes e modelos encarnam os novos heróis e representam a nova ideia de beleza", afirma Karl Lagerfeld. Beleza, juventude, culto corporal, desejo sem castigo, simbolizam a nova idéia e representam a modernidade da mitologia. Lagerfeld contou com a presença não só de modelos internacionais como Daria Werbowy, Freja Beha Erichsen, Isabeli Fonatana ou Elisa Sednaoui, como com presenças masculinas - entre elas, o seu grande “muso inspirador” Baptiste Giabiconi. Destaque para a atriz Julianne Moore, protagonista do calendário dando vida à deusa Hera, mulher de Zeus, o rei dos Deuses e do Olimpo. 


 Todos os "Deuses Gregos" fotografados são considerados grandes amigos pelo fotógrafo.
As fotografias centram-se na harmonia dos corpos nus. A novidade é que as vibrantes cores foram substituídas pelo preto e branco, o que achei espetacular e muito, muuuito diferente! Para o fotógrafo, elas representam o novo padrão de beleza. E para nós, elas são a prova de que continuamos vivendo e aprendendo muito sobre tudo com Karl Lagerfeld. Gosto muito!

Helena S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário