Item indispensável no guarda-roupa feminino, o sutiã, do francês soutien ("sustentar") surgiu em 1889. Tudo começou com um gesto de rebeldia!!! A jovem nova-iorquina, Mary Jacobs revoltou-se contra o espartilho de barbatana que não só a apertava como sobrava no vestido que gostaria de usar e fez uma espécie de "porta-seios" tendo como material dois lenços, uma fita cor-de-rosa e um cordão. Simples não??? Para a época, uma grande descoberta e para nós, hoje, o verdadeiro milagre!!! Depois de confeccionar cópias para as amigas, resolveu comercializar a invenção. Mais interessada no sucesso de sua criação nas festas do que nas lojas, acabou por vender a patente por apenas 1550 dólares para a Warner Bros!!! Acreditam? Nos 30 anos seguintes, a empresa iria faturar 15 milhões de dólares com esta peça MILAGROSA de roupa. A coadjuvante roupa de baixo se transforma em protagonista do figurino da mulher. O sutiã apareceu para libertar a mulher daquela ditadura. Já não era tarde!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhtGhhIUfavXMK0U7wSf2w74n2qQInL4sB4pNqKRvdmLtie3dRrx3gY6BUTXw_pH8jI8GTmFnF1h5NLKk1O56VaM_R0lQ4cg-MJGLlTo1WJ7cqM6S1ptJtkJhAeuJdEtbhBvD-bCHc6u-7/s320/victoriassecretfantasybra2000.jpg)
A história:
Na década de 1920, os sutiãs tinham um estilo "garçonne" e achatavam o busto.
Nos anos 30, a silhueta feminina volta a ser valorizada. Surgem os bojos de enchimento e as estruturas de metal para aumentar os seios.
Nos 50, com o advento do nylon, as peças ficam mais sedutoras e conquistam as estrelas de Hollywood.
Nos 60, as feministas queimam em praça pública a peça que consideravam símbolo da repressão masculina.
Nos 80/90, o sutiã retorna com força total no modelo “turbinado”, com diversos artifícios, serviam para levantar, aumentar e unir os seios.
Nos anos 2000, surge o modelo high-tech que estimula o crescimento da mama, que seca e absorve a transpiração, que hidrata os seios, entre outros. A modelagem fica mais sofisticada. Surge o push-up, que levanta e une os seios.Os bojos ganham bolhas estrategicamente situadas para aumentar e modelar os seios pequenos e médios. Surgem peças com recortes capazes de diminuir os peitos grandes e outras são feitas especialmente para as próteses de silicone. Além disso, os sutiãs se adaptam a cada tipo de decote graças às alças removíveis. O milagre do século rsrsrsrs.
Lena S.
hahhaha.. 15 milhoes apenas?? aiai... só em sonho.. até queria um...rs
ResponderExcluirseu blog é lindo... ja vou seguir.
beijokas